Muitos idosos vivem de baixa renda e gostariam de receber a ajuda do governo por meio do Bolsa Família. São pessoas que ou vivem sozinhas com um custo de vida grande, ou são responsáveis por filhos, netos e outros familiares.
O Bolsa Família é tradicionalmente conhecido por atender famílias com crianças, jovens, gestantes e/ou mães solteiras. Porém, muitos idosos também dependem da ajuda do governo para comprar o básico e garantir sua sobrevivência de forma digna.
Há algumas questões bem importantes que precisam ser entendidas antes de pedir pelo benefício sendo uma pessoa idosa. Conheça mais benefícios liberados para o idoso no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias.
Idosos podem receber o Bolsa Família?
Sim! Idosos independente da idade podem receber o Bolsa Família. Isso porque não existe uma regra que limita a liberação do auxílio social com base na idade do titular.
Por outro lado, existe uma lista com prioridade de recebimento, sendo que famílias com crianças, gestantes, jovens e lideradas por mulheres, têm mais chances de receber.
Existem dois pontos muito importantes ao pedir pelo Bolsa:
- Idosos podem receber, desde que atendem aos critérios de renda;
- Idosos que moram sozinhos também são aceitos, mas cada município tem o limite de 16% de famílias unipessoais (única pessoa) do total de atendidos pelo programa. Ou seja, as vagas são mais acirradas.
Isso significa que a idade da pessoa não vai interferir diretamente na sua aprovação pelo Bolsa Família, o que vai influenciar é se ela vive sozinha, com filhos, com dependentes menor de 18 anos e etc.
Quais critérios para os idosos receberem o Bolsa Família?
Para que os idosos recebam o Bolsa Família eles devem atender a critérios básicos que determinam a entrada no programa, como:
- Estar inscrito no Cadastro Único com dados atualizados;
- Ter renda familiar de no máximo R$ 218 por pessoa da família.
Se essa pessoa já for aposentada ela não pode receber auxílio pelo Bolsa. Ao fazer o seu cadastro o idoso fica disponível para novas seleções no programa, o que não significa que será aceito imediatamente.
Caso seja responsável por filhos, netos ou outros parentes, deve informar no Cadastro Único durante a sua ficha cadastral. Também é importante levar os documentos dessas crianças.