Responsável por atender aposentados pensionistas de todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou nesta semana um importante comunicado sobre a realização de um pagamento residual que está disponível para alguns cidadãos.
Para auxiliar os brasileiros que têm direito aos recursos, o INSS divulgou em guia sobre como realizar a solicitação do pagamento residual e em quais casos ele será liberado pelo órgão federal.
Atualmente, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o valor é pago para os dependentes que tem direito a pensão por morte. Caso nenhum dependente esteja habilitado, o pagamento pode ser realizado para os herdeiros da pessoa falecida.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre o tema. Confira:
Saiba como solicitar o pagamento residual do INSS:
- De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo INSS, é possível realizar a solicitação dos valores não recebidos pelo aposentado ou pensionista até a data do óbito;
- Para tal, é preciso acessar o aplicativo ou site do Meu INSS;
- Ao entrar na plataforma o cidadão deverá buscar pela aba “Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário”;
- Vale lembrar que é necessário apresentar alguns documentos para garantir o pagamento. São eles:
- Certidão de óbito do beneficiário;
- Documento de identificação, que pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte;
- CPF do requerente;
- Em caso de herdeiros, também é necessário apresentar um alvará judicial ou partilha por escritura pública;
- O pedido também pode ser realizado por meio da central de telefone que está disponível no número 135;
- O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h;
- Segundo o INSS, em casos que o pagamento já tenha sido depositado na conta do segurado, o pedido deve ser realizado na instituição bancária onde o crédito era realizado.