Novo golpe do SMS falso aplicado em 2025 atinge todos os aposentados; veja como se proteger

Uma nova fraude direcionada aos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem chamado atenção dos brasileiros. Batizada de golpe do SMS falso, a fraude é aplicada por meio do envio de uma mensagem que chama os aposentados a realizarem uma nova prova de vida.

Novo golpe do SMS falso aplicado em 2025 atinge todos os aposentados; veja como se proteger. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Com o objetivo de chamar atenção dos aposentados, o novo golpe do SMS comunica sobre a necessidade de realização do procedimento na mensagem enviada. No comunicado, os golpistas informam que, caso o cidadão não realize a prova de vida, ele poderá ter o benefício cortado. No entanto, o INSS informa que nenhuma prova de vida está em andamento.

Isso porque, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o procedimento tem sido realizado por meio do cruzamento de dados. Dessa forma, não existe a necessidade de que o cidadão procure atendimento para realizar a prova de vida.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outras informações sobre o tema. Confira:

Conferir os detalhes do novo golpe do SMS e saiba como se prevenir:

  • Para chamar a atenção dos aposentados, os criminosos falam sobre a possibilidade de suspensão do pagamento;
  • Segundo eles, é preciso que o segurado envie seus dados pessoais e uma foto para evitar a suspensão;
  • Porém, de acordo com o órgão federal, nenhum direcionamento de servidores para a coleta de tais dados é realizada pelo INSS;
  • Isso porque, nos casos em que é necessário confirmar a identidade, o servidor realiza o reconhecimento apenas com a conferência do documento de identificação com foto;
  • Por isso, caso algum outro documento pessoal seja solicitado, o beneficiário deverá desconfiar que pode se tratar de um golpe;
  • Em casa de dúvida, a recomendação é de que ele anote o nome completo e a matrícula do servidor e confira as informações por meio da central de atendimento do INSS que está disponível no telefone 135.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.