Governo se pronuncia oficialmente sobre notícias de suspensão de pagamentos do INSS

RECIFE (PE) — A circulação de uma série de notícias sobre a suspensão de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem gerado apreensão entre aposentados ou pensionistas que temem ser impactados pela ação. No entanto, um comunicado oficial realizado pelo Governo Federal nesta semana nega que os pagamentos do órgão federal estejam sendo suspensos.

Governo se pronuncia oficialmente sobre notícias de suspensão de pagamentos do INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Por meio de um comunicado oficial, o Governo Federal informou que os critérios para suspensão do pagamento do INSS são rigorosos e atendem a regras específicas. Dessa forma, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, os aposentados ou pensionistas que cumprem as regras do órgão federal não precisam se preocupar sobre uma suposta suspensão.

Confira outras informações sobre os benefícios do INSS neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França:

Entenda os casos em que o pagamento do INSS é suspenso:

  • De acordo com o comunicado oficial realizado pelo órgão federal, a suspensão só acontece quando o aposentado ou pensionista fica 60 dias sem receber ou movimentar o pagamento;
  • No entanto, isso só acontece para quem recebe o benefício por meio de cartão magnético;
  • Dessa forma, quem recebe o pagamento por meio de conta-corrente não é afetado por esse tipo de suspensão;
  • Para evitar a questão, o INSS possibilita que o beneficiário que fica impossibilitado de receber o pagamento possa nomear um procurador;
  • A nomeação pode ser realizada caso o cidadão enfrente problemas de saúde ou esteja internado, por exemplo;
  • Também é possível realizar a nomeação em casos de ausência por viagem;
  • Segundo o INSS, o administrador provisório poderá receber o pagamento por até seis meses;
  • No entanto, caso já tenha sofrido com a suspensão do pagamento, é possível solicitar a reativação do benefício e a emissão do pagamento não recebido;
  • O pedido pode ser realizado por meio do aplicativo ou site do Meu INSS, buscando pela opção de “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”;
  • A solicitação também pode ser realizada por meio da central de atendimento do INSS que está disponível no telefone 135.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.