Precisando de emprego? NOVO serviço do governo federal libera buscador de vagas

SALESóPOLIS, SP — O Ministério do Trabalho anunciou uma nova funcionalidade para o App Carteira de Trabalho Digital. Agora, os brasileiros que estiverem desempregados poderão acessar por esse aplicativo as vagas de emprego disponíveis em sua região, além de dar início a sua candidatura por lá.

O Ministério do Trabalho colocou fim ao App Sine Fácil, mas implementou os serviços de busca por vagas de emprego no App Carteira de Trabalho Digital. Com isso, o governo cumpre sua proposta de unificar os canais de atendimento e de serviços do poder público.

A partir disso, todas as vagas disponível nas agências do SINE (Sistema Nacional de Emprego) poderão ser verificadas de forma online. O usuário do App pode se verificar as informações sobre o emprego, e como funciona para se candidatar a vaga.

Como consultar vaga de emprego no App Carteira de Trabalho Digital?

Para que o novo serviço disponibilizado pelo APP Carteira de Trabalho Digital seja mais efetivo, o trabalhador deve atualizar as suas informações pessoais. Incluindo seus dados, sua formação profissional, suas últimas experiências de trabalho, e etc.

Depois disso ele já pode procurar pela oportunidade de trabalho:

Segundo o Ministério do Trabalho a ideia é intermediar o contato entre o empregador e a pessoa que está buscando um emprego. Sempre que uma nova vaga compatível com o trabalhador fica disponível, ele é notificado pelo App.

Serviços disponíveis no App Carteira de Trabalho Digital

Ao baixar o App Carteira de Trabalho Digital, não será apenas a  identificação como trabalhador que serão registradas.

Um dos grandes pontos de destaque do aplicativo é que ele dá acesso a dados sobre os contratos de trabalho em nome do cidadão, a sua remuneração, e principalmente ao acesso a benefícios trabalhistas. Tudo pode ser encontrado neste portal.

O trabalhador consegue, por exemplo, consultar se tem direito ao abono salarial do ano vigente. Ou ainda, dar entrada no pedido de seguro-desemprego, tudo usando o aplicativo.

São liberados serviços como:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile