Antes de dar entrada no seu pedido de aposentadoria, o trabalhador tem a sua disposição o simulador do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por meio dele é possível saber se já alcançou o tempo mínimo necessário para se aposentar, ou o quanto falta para isso.
O INSS libera por meio do seu site e também do aplicativo o Simulador de Aposentadoria. Usando os dados do cidadão o sistema considera quando aquele trabalhador vai conseguir finalmente se aposentar.
Para chegar nessa previsão, o sistema usa os dados disponíveis no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Ou seja, são consideradas as informações que já foram registradas em algum banco de dados do poder público, como o eSocial, por exemplo.
De acordo com as diferentes regras, o sistema faz sete cálculos diferentes para verificar quanto tempo para a idade mínima ou quantas contribuições faltam para o segurado ter direito de se aposentar.
Como usar o Simulador de Aposentadoria do INSS
É bem simples usar o Simulador de Aposentadoria do INSS, basta acessar os canais online do INSS para isso.
- Entre no site ou aplicativo Meu INSS;
- Utilize seu CPF e a senha cadastrada;
- Agora, clique em “Do que você precisa?”;
- Em seguida, escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis;
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
O que fazer se os dados usados pelo INSS estiverem errados?
Especialistas orientam que o trabalhador não confie totalmente no Simulador de Aposentadoria do INSS, porque muitas vezes há divergências de dados.
Se um período de contribuição não foi contabilizado, por exemplo, o primeiro passo é pedir a correção no CNIS. O próprio cidadão pode fazer essa alteração, basta solicitar a correção pelo App Meu INSS.
Vale a pena estar com todos os documentos que comprovem a sua contribuição para apresentar no pedido de aposentadoria ao INSS.