Conheça as novas regras da Uber: ar-condicionado é agora obrigatório!

Devido as ondas de calor dos últimos dias, muitas pessoas têm optado por uma viagem particular na Uber ao invés de usar o transporte público. O motivo é a busca por mais conforto, e ambiente fresco. Mas, o motorista é obrigado a ligar o ar-condicionado?. 

ar-condicionado
Conheça as novas regras da Uber: ar-condicionado é agora obrigatório!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Há vários relatos na internet de passageiros que tiveram problemas com o motorista por aplicativo ao solicitar que ele ligasse o ar-condicionado. Um dos motivos pelos quais o cliente escolhe usar esse serviço é justamente ter mais conforto. 

Por outro lado, o uso do ar-condicionado força o motor do veículo que por consequência consome mais combustível. O aumento de consumo é de, em média, 10%. Por isso muitos motoristas querem evitar usar desse mecanismo. 

Em 2023 ficou famosa uma história relatada por uma passageira na sua rede social em que o motorista da Uber cobrava R$ 0,50 por km rodado com o uso do ar-condicionado. O valor não estava presente na plataforma e devia ser pago a parte pelo cliente. 

Motorista pode negar o uso do ar-condicionado?

Diante da repercussão do assunto, a empresa Uber se pronunciou. A companhia agora tem uma matéria em seu site oficial esclarecendo dois pontos importantes para os passageiros:

Por outro lado, a empresa afirma em nota que recomenda o uso do ar-condicionado para garantir o bem estar tanto do motorista como do passageiro, considerando as altas temperaturas. 

Também é esclarecido que qualquer categoria dentro da Uber exige que o automóvel tenha entre as suas especificações o bom funcionamento do ar-condicionado. 

E ainda, negar o ar-condicionado para o cliente pode gerar o cancelamento da viagem, baixa avaliação do motorista e uma denúncia do passageiro. O que pode gerar consequência para o profissional, como perder o acesso a categorias do tipo Uber Black ou VIP. 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile