Devido as ondas de calor dos últimos dias, muitas pessoas têm optado por uma viagem particular na Uber ao invés de usar o transporte público. O motivo é a busca por mais conforto, e ambiente fresco. Mas, o motorista é obrigado a ligar o ar-condicionado?.
Há vários relatos na internet de passageiros que tiveram problemas com o motorista por aplicativo ao solicitar que ele ligasse o ar-condicionado. Um dos motivos pelos quais o cliente escolhe usar esse serviço é justamente ter mais conforto.
Por outro lado, o uso do ar-condicionado força o motor do veículo que por consequência consome mais combustível. O aumento de consumo é de, em média, 10%. Por isso muitos motoristas querem evitar usar desse mecanismo.
Em 2023 ficou famosa uma história relatada por uma passageira na sua rede social em que o motorista da Uber cobrava R$ 0,50 por km rodado com o uso do ar-condicionado. O valor não estava presente na plataforma e devia ser pago a parte pelo cliente.
Motorista pode negar o uso do ar-condicionado?
Diante da repercussão do assunto, a empresa Uber se pronunciou. A companhia agora tem uma matéria em seu site oficial esclarecendo dois pontos importantes para os passageiros:
- não é recomendado que nenhum passageiro faça o pagamento de valores extras aos motoristas, além do que já foi pago pela plataforma. Pois isso viola o Código da empresa e o motorista pode ser suspenso;
- a empresa não proíbe ou obriga o uso do ar-condicionado dependendo da categoria do carro. Ou seja, não é porque está na categoria X (carro menos confortável), que o automóvel está proibido de ligar o ar. No entanto, o motorista também não é obrigado a usá-lo.
Por outro lado, a empresa afirma em nota que recomenda o uso do ar-condicionado para garantir o bem estar tanto do motorista como do passageiro, considerando as altas temperaturas.
Também é esclarecido que qualquer categoria dentro da Uber exige que o automóvel tenha entre as suas especificações o bom funcionamento do ar-condicionado.
E ainda, negar o ar-condicionado para o cliente pode gerar o cancelamento da viagem, baixa avaliação do motorista e uma denúncia do passageiro. O que pode gerar consequência para o profissional, como perder o acesso a categorias do tipo Uber Black ou VIP.