A previsão meteorológica para grande parte do país é de sol quente neste final de semana, dos dias 25 e 26 de janeiro. Os idosos que querem aproveitar o clima quente para passear podem contar com viagem gratuita ao usufruir do transporte público em todo o Brasil.
Os idosos podem usufruir dos programas de gratuidade para o transporte público terrestre, isto é, os ônibus e os trens. Algumas linhas de metrô também garantem esse benefício, mas vale a pena verificar direto com a companhia como essa isenção funciona.
Essa é uma boa notícia para quem pretende passear nesse final de semana aproveitando o clima quente. Mas atenção, porque além da onda de calor a previsão do tempo é que também hajam fortes chuvas por todo país.
Como conseguir viagem de ônibus com 50% de desconto?
Se a viagem for de um estado para o outro é possível conseguir no mínimo 50% de desconto na passagem.
Por outro lado, se a viagem for de uma cidade do mesmo estado, ou entre bairros do município, alguns conseguem usar as linhas intermunicipais e municipais para conseguir isenção total no bilhete.
Gratuidade em linhas intermunicipais (uma cidade para outra) ou municipais (entre bairros)
- Oferecida para quem tem mais de 60 anos de idade;
- Necessário apresentar um documento com foto, ou a carteira do idoso;
- Algumas empresas de ônibus exigem que o cidadão faça a carteirinha específica para essa gratuidade em seu site, ou no site da prefeitura municipal.
Gratuidade em linhas interestaduais (de um estado para outro)
- Válido para idosos com idade mínima de 60 anos, e que possuem renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos;
- As empresas privadas são obrigadas a reservar dois assentos por viagem que serão distribuídos gratuitamente para esses idosos;
- Se os assentos forem preenchidos quem atende aos critérios deve pagar até 50% do valor da passagem;
- Necessário solicitar um único “Bilhete de Viagem do Idoso”, nos pontos de venda próprios da transportadora, com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida;
- A apresentação de um documento com foto, e do NIS (Número de Identificação Social) bastam para comprovação.