Responsável por consumir boa parte do orçamento familiar de algumas famílias, a conta de luz costuma ser uma preocupação de diversos cidadãos em todo o país. No entanto, um anúncio recente trouxe alegria para alguns brasileiros que poderão contar com um importante desconto no valor pago na conta de luz.
O benefício será liberado depois que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou uma redução de 6,13% nas contas de luz. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o abatimento será liberado para os cidadãos que moram em cidades do estado de Roraima. A medida, que entrará em vigor já neste sábado (25), trará um importante alívio financeiro para essa população.
Saiba como funcionará o desconto na conta de luz:
- A redução no valor pago foi aprovada por meio do reajuste tarifário anual da Roraima Energia S.A;
- Segundo o comunicado oficial do Governo Federal, a redução deverá atender cerca de 213 mil unidades consumidoras;
- Elas estão espalhadas por 15 municípios do estado;
- Para consumidores residenciais, a redução será de -3,12%;
- Já para os consumidores empresariais (alta tensão), a queda pode chegar a 6,13%;
- Para os cidadãos que não moram no estado e não serão contemplados com o reajuste na tarifa, um importante programa social está disponível;
- Em todo o Brasil, o cidadão que possui baixa renda e está cadastrado no CadÚnico pode contar com a iniciativa da Tarifa Social;
- Por meio dela é possível conseguir descontos de até 65% no valor a ser pago na conta de luz;
- O total liberado é definido com base no consumo mensal do cidadão;
- Dessa forma, quem consome menos energia pode contar com maior desconto;
- Para tal, é preciso que o cidadão busque a unidade do CRAS do seu município e informe sobre o desejo de participar da iniciativa.
Se você tem filho, veja outra dica sobre como economizar no início do ano neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França: