Famílias de baixa renda se beneficiam com nova regra do governo sobre cashback

As famílias de baixa renda foram surpreendidas com um benefício garantido pela Reforma Tributária: elas possuem direito a receber a devolução (cashback) de impostos. A ideia é garantir que os mais pobres paguem proporcionalmente menos tributos que os mais ricos. 

Famílias de baixa renda se beneficiam com nova regra do governo sobre cashback
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

Isso porque na compra de qualquer mercadoria, as famílias de baixa renda e as famílias mais ricas pagam o mesmo imposto. Porém, os mais pobres acabam consumindo parte maior da renda ao comparar o tributo com o salário.

Segundo o InfoMoney, para corrigir a distorção, o Governo Federal inseriu o cashback para as famílias inscritas no Cadastro Único. 

Quanto será devolvido no cashback de impostos para as famílias de baixa renda?

Segundo a especialista Lila Cunha, o texto da Reforma Tributária já incluí na devolução de impostos, por meio do cashback os seguintes valores:

Além disso, o gás e as contas de consumo também terão 20% de desconto de IBS (imposto estadual), valor que pode ser ampliado por estados e municípios. 

Como famílias de baixa renda podem garantir o cashback dos impostos?

A forma ainda será definida pelo Governo Federal. Uma das chances é a confrontação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na nota fiscal, o valor da compra e o registro no CadÚnico. 

Cesta básica: veja lista de produtos que serão isentos de impostos após reforma tributária

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile