Carteira de Trabalho Digital: Comunicado para quem deseja emitir o documento sem sair de casa

Lançada em 2019, a Carteira de Trabalho Digital substitui o documento físico, nela são registradas as informações profissionais do cidadão. A emissão pode ser solicitada pela internet gratuitamente. Aprenda agora como emitir a sua sem sair de casa.

Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital vem sendo usada no Brasil como um documento substituto da versão física. O registro profissional acaba sendo mais fácil e a apresentação do documento também, basta usar o aplicativo oficial. A emissão é gratuita e pode ser feita pela internet.

Além de ser usada para o registro profissional, o documento também garante o acesso a direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego.

Como faço para emitir a Carteira de Trabalho Digital?

Você pode solicitar o documento pela internet de duas formas:

Pelo celular

  1. Fazer o download do app da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
  2. Clicar em Entrar com conta gov.br;
  3. Fazer login na conta gov.br informando CPF e senha cadastrada;
  4. Inserir seus dados solicitados;
  5. Aguardar a validação das informações;
  6. Responder ao questionário.
Carteira de Trabalho Digital: Comunicado para quem deseja emitir o documento sem sair de casa 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Pelo computador

  1. Acessar o portal de serviços e informações do Brasil;
  2. Clicar na opção “Obter Carteira de Trabalho Digital”;
  3. Em seguida, o usuário será redirecionado ao portal Emprega Brasil;
  4. Fazer o login com a conta Gov.br;
  5. Clicar na opção “Carteira de Trabalho Digital”;
  6. Preencher as informações solicitada.

E atenção, a recomendação é de que os trabalhadores que possuem a Carteira de Trabalho impressa guardem o documento após a emissão da versão digital.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre os benefícios da Carteira de Trabalho Digital.