A compra da casa própria faz parte da lista de sonhos de muitos brasileiros para este ano. No entanto, essa realização pode acabar sendo adiada graças ao aumento dos juros do financiamento de imóveis na Caixa Econômica, um dos principais bancos deste tipo de operação.
No início de janeiro a Caixa Econômica anunciou o aumento dos juros do financiamento de imóveis. Essa ação tem preocupado bastante quem estava se planejando para realizar o sonho da casa própria. Segundo o banco, o reajuste é resultado da “combinação de fatores mercadológicos e conjunturais”.
A Caixa Econômica é o principal banco quando o assunto é financiamento de imóveis, sendo responsável pelo Minha Casa, Minha Vida. A boa notícia é que o MCMV não será afetado pelo reajuste, permanecendo com as mesmas taxas.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida, veja as taxas, critérios e mais.
Nova taxa de juros do financiamento de imóveis Caixa
- O aumento foi de 1 a 2 pontos percentuais, a depender da modalidade do financiamento.
- A linha de crédito corrigida pela Taxa Referencial o aumento foi da TR mais 10,99% a 12% ao ano. Até o fim de 2024 a taxa de juros cobrada era de 8,99% a 9,99%.
- Já nas linhas corrigidas pela poupança, o aumento foi de 4,12% a 5,06% ao ano. Anteriormente a caderneta de poupança tinha uma remuneração de 3,1% a 3,99% ao ano.
- “A Caixa esclarece que a definição das taxas de juros do banco se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”, afirmou o banco segundo o portal Agência Brasil.