Atenção, trabalhador! Trabalho aos domingos e feriados muda a partir deste ano

Conforme previsto pela Portaria nº 3.665/2023, neste ano começam a valer as novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados. Porém, diferente do que muitas pessoas estavam esperando, o período para dar início a essa medida agora é outro. 

trabalho
Atenção, trabalhador! Trabalho aos domingos e feriados muda a partir deste ano
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O governo federal adiou pela quarta vez o início da Portaria nº 3.665/2023 que trata das mudanças no trabalho aos domingos e feriados. Inicialmente, a medida deveria começar a valer a partir do dia 1º de janeiro deste ano, mas foi prorrogada para julho. 

A Portaria trata sobre a legalidade do trabalho prestado em dias não úteis, obrigando que haja uma convenção coletiva para permitir a atuação do funcionário. No governo de Jair Bolsonaro (PL) foi autorizada a conveção individual. 

O que vai mudar no trabalho aos domingos e feriados?

Desde 2021 alguns tipos de profissões permitem que seja prestado serviço aos domingos e feriados por meio de um acordo individual. Basta uma conversa entre o patrão e o empregado formalizada por escrito e assinada por ambas as partes.

Porém, a medida imposta pelo Ministério do Trabalho e que agora começa a valer em julho, propõe um acordo coletivo. Neste caso há necessidade de conversa com o sindicato que representa aquela classe.

A defesa das empresas a esse modelo é que o acordo individual é mais rápido, menos burocrático e também menos custoso. 

Profissões que serão atingidas com as mudanças

A medida que altera o acordo para o trabalho aos domingos e feriados vale para quem atua em 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviços, como:

Logo, para as demais profissões continua valendo a regra atual, ou que tem sido adotado há algum tempo.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile