ATENÇÃO! Usuários do SUS vão ter novas possibilidade com serviço digital

Por meio de uma portaria publicada em dezembro, o Ministério da Saúde estabeleceu novos códigos para serem utilizados durante as consultas de telessaúde. A ideia é aperfeiçoar o SUS Digital, e assim padronizar os registros médicos feitos por meio dos sistemas online. 

sus
ATENÇÃO! Usuários do SUS vão ter novas possibilidade com serviço digital
(Foto: Montagem/FDR)

Ainda em dezembro passado foram inclusos novos procedimentos de telessaúde na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS.

De acordo com o governo federal, o objetivo dessa ação é “organizar e qualificar o monitoramento das ações de telessaúde, proporcionando informações mais precisas que orientarão decisões estratégicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)“. 

Desde 2006 o SUS utiliza a telessaúde no Brasil. Hoje, essa medida está integrada ao SUS Digital e ajuda no atendimento presencial. Isso porque, ajuda a aumentar o total de consultas médicas oferecidas pelo sistema pública do saúde. 

Um dos grandes destaques é o fato de permitir uma conversa entre o paciente e o médico sem que seja necessário que a pessoa adoecida saia de sua casa. 

“Isso nos permite avaliar o impacto de cada modalidade, gerando dados que orientam o fortalecimento e aprimoramento da prática de telessaúde. É com métricas claras e resultados concretos que estruturamos uma política robusta e eficiente”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital da pasta, Ana Estela Haddad, segundo a agência Gov.br.

O que muda na telessaúde do SUS?

A nova medida adotada pelo Ministério da Saúde tem como objetivo tornar o processo de telessaúde mais organizado. Isso porque, com os novos códigos a serem utilizados todas as unidades de saúde poderão usar as mesma linguagem para fazer seus registros. 

Procedimentos contemplados

Os novos códigos incluem os seguintes procedimentos:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile