Aposentadoria fica mais difícil em 2025; regras mudam para quem já contribuía com o INSS

Está se preparando para dar entrada na sua aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Então será necessário ficar de olho e estar por dentro das regras para aqueles que já contribuem com a previdência social. Veja quais são as mudanças para este ano. 

Aposentadoria fica mais difícil em 2025; regras mudam para quem já contribuía com o INSS
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Desde a aprovação da Reforma da Previdência em 2019, a cada ano, as regras para aposentadoria são alteradas. Isso porque as mudanças estão acontecendo de forma gradual até 2031. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o INSS, confira

Entenda quais são as mudanças na aposentadoria em 2025

Segundo o G1, na regra geral, as mulheres precisam ter 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter uma idade mínima de 65 anos, com 20 anos de contribuição.

Porém, aqueles trabalhadores que já contribuíam com o INSS durante a aprovação da Reforma da Previdência em 2019 enfrentam algumas alterações anuais nas regras para aposentadoria até 2031. 

Veja quais são as principais mudanças para o ano de 2025: 

Veja como as regras de transição para aposentadoria

As regras de transição foram criadas para quem já contribuía para a Previdência antes da reforma. Veja abaixo as principais opções:

1. Tempo de contribuição + Idade mínima

2. Por Idade

3. Pedágio de 50%

4. Pedágio de 100%

5. Regra dos Pontos

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile