Governo pode permitir consignado do INSS logo após a liberação da aposentadoria

Uma decisão do Governo Federal pode mudar as vidas dos brasileiros: a Advocacia-Geral da União (AGU) está preparando um pedido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para permitir que novos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possam contratar crédito consignado imediatamente após a concessão do benefício. 

Governo pode permitir consignado do INSS logo após a liberação da aposentadoria
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o jornal O Globo, atualmente, é necessário esperar o prazo tradicional de 90 dias de carência que atualmente são exigidos.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal oferecido pelo INSS aos segurados em que as parcelas são descontadas diretamente no pagamento ou no benefício previdenciário do solicitante.

Entenda o que pode mudar no empréstimo consignado do INSS

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

Danielle Santana, especialista do FDR, comenta sobre o calendário de pagamentos de 2025, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile