Comunicado urgente é emitido sobre sites falsos de leilão de mercadorias apreendidas

Golpistas estão utilizando sites falsos de leilões de mercadorias apreendidas para enganar consumidores em todo o país. O alerta foi emitido pela Receita Federal recentemente, após identificar um aumento significativo nas tentativas de fraude envolvendo anúncios de produtos como veículos, eletrônicos e outros itens por preços aparentemente abaixo do mercado.

Comunicado urgente é emitido sobre sites falsos de
leilão de mercadorias apreendidas. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo matéria da Agência Gov, os criminosos usam sites falsos de leilão que imitam o layout e até o nome de instituições oficiais, como a Receita Federal, para atrair vítimas. Após conquistar a confiança do usuário, os golpistas exigem pagamentos antecipados como garantia da compra, mas, após o depósito, não entregam os produtos prometidos.

Como identificar sites falsos?

Além disso, as consequências de participar de leilões falsos estão entre o risco de perder seu dinheiro e não receber o produto e problemas legais, como processos por estelionato.

A especialista Jamille Novaes, colaboradora do FDR, também comenta sobre os leilões falsos e dá mais dicas de como não ser uma vítima.

Como participar de leilões da Receita Federal de forma segura?

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile