Mudanças na regra de trabalho em feriados tem data para começar em 2025; confira

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) confirmou que as novas regras para o trabalho em feriados no comércio entrarão em vigor a partir de 1º de julho de 2025. A medida, que tem o objetivo de garantir mais direitos aos trabalhadores, foi estabelecida pela Portaria nº 3.665/2023 e prorrogada para adequação às leis trabalhistas vigentes.

De acordo com o site do governo, a principal mudança é a obrigatoriedade da negociação coletiva entre trabalhadores e empregadores para a realização de trabalho em feriados. Isso significa que, para que um comércio possa funcionar em um feriado, é necessário que haja um acordo formal entre os sindicatos da categoria e os representantes das empresas.

Por que a mudança na regra de trabalho em feriados?

A nova regra tem como objetivo corrigir uma distorção legal criada pela Portaria nº 671/2021, que autorizava o trabalho em feriados sem a necessidade de negociação coletiva. Essa medida era considerada ilegal, pois contrariava a legislação trabalhista vigente, que exige a negociação coletiva para a definição das condições de trabalho.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, comenta sobre a nova regulamentação de trabalho aos domingos e feriados dividir opiniões em 2025

O que a lei diz?

A Lei nº 10.101/2000, que regulamenta o trabalho em feriados no comércio, estabelece que a permissão para o trabalho em feriados deve ser negociada entre trabalhadores e empregadores por meio de convenção coletiva. Essa lei foi alterada pela Lei nº 11.603/2007, que reforçou a necessidade de negociação coletiva para a definição das condições de trabalho.

Quais os benefícios das novas regras?

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile