CNH cancelada? Nova lei choca motoristas acima de 60 anos

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Uma possível mudança na CNH de motoristas acima de 60 anos está chocando muita gente. De um lado a alteração poderá trazer mais segurança para as motoristas e pedestres. De outro o processo de renovação pode ficar mais demorado.

 

Uma nova lei deve trazer significativas mudanças para a Carteira Nacional de Habilitação. Especialmente para os motoristas com mais de 60 anos. A informação tem gerado bastante preocupação, mas até então não foi confirmada.

Isso acontece porque toda lei precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e somente após isso poderá seguir para a sanção presidencial.

Mudança na renovação da CNH para pessoas com mais de 60 anos

  • A mudança mais significativa é a realização de exames médicos mais rigorosos, medida válida para os motoristas com idade entre 60 e 70 anos.
  • A renovação da CNH deve acabar sendo um processo mais ágil, demorando menos.
  • Por outro lado, os motoristas com mais de 65 anos serão submetidos ao curso de reciclagem quando fizerem a renovação do documento.
CNH cancelada? Nova lei choca motoristas acima de 60 anos
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Renovação da CNH

  • Vale lembrar que ao prazo de validade da CNH mudou em 2024, impactando exatamente os idosos. A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o prazo de renovação da CNH.
  • Com as mudanças na renovação da CNH dos idosos brasileiros aqueles que tiverem dificuldades de visão ou reflexo, por exemplo, poderão ser identificados.
  • Essas ações devem trazer mais segurança não apenas para os idosos, mas também para quem transita pelas ruas.
  • Com a renovação acontecendo com mais frequência para os idosos já existe um projeto que poderá conceder desconto para quem tem acima de 60 anos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.