O calendário do SiSU 2025 já foi divulgado pelo Ministério da Educação, levando às universidades e institutos federais a divulgarem as primeiras informações sobre a oferta de vagas. Uma delas acaba de anunciar a sua saída do programa e implementação de um novo método de seleção dos estudantes.
O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita a oferta de vagas em cursos de graduação em instituições públicas. A seleção é anual, inclusive, o calendário do SiSU 2025 já foi divulgado.
Universidade Federal deixa o SiSU em 2025
- A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) anunciou a saída do SiSU, segundo o portal G1.
- A decisão acontece após o Ministério da Educação rejeitar a bonificação de 15% da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMT).
- Esse recurso era oferecido aos estudantes que fizeram o ensino média na rede pública de ensino do Mato Grosso.
- Com isso a UFR passa a realizar uma seleção própria já no próximo semestre.
“A bonificação é uma ferramenta fundamental para corrigir desigualdades históricas, garantindo maior acesso ao ensino superior para populações menos favorecidas. […] Um mecanismo essencial para a promoção do desenvolvimento regional e para a inclusão de estudantes”, explica a reitora Analy Castilho Polizel de Souza.
Por outro lado, os estudantes poderão concorrer a 8 mil vagas no Maranhão.
Exclusão da bonificação de 15% no SiSU
- A exclusão que atingiu diretamente a UFMT aconteceu no dia 21 de novembro, a própria universidade cancelou a bonificação.
- Após isso a UFR até chegou a manter a bonificação.
- Após isso alunos da UFMT fizeram um abaixo-assinado pedindo a manutenção do recurso, o que foi concedido e a universidade decidiu retomar a bonificação.
- No entanto, agora o governo federal cancelou a bonificação em todas as universidades federais que oferecem vagas no SiSU.