Nova regra da CLT será definida em 2025; veja o que pode mudar para trabalhadores

O próximo ano promete trazer mudanças significativas para os trabalhadores brasileiros. Em 2025, será definida uma nova regra da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A nova portaria, que tem o objetivo de regulamentar o trabalho aos domingos e feriados no comércio, está em discussão e deve ser publicada até março de 2025.

Nova regra da CLT será definida em 2025; veja o que pode
mudar para trabalhadores. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria do jornal Extra, a proposta inicial da portaria buscava restringir o trabalho em feriados, exigindo negociação com sindicatos ou autorização por lei municipal. Essa medida visava garantir melhores condições de trabalho para os funcionários e fortalecer a negociação coletiva.

Nova regra da CLT 

Desde sua publicação inicial, a portaria sofreu diversos adiamentos. A principal razão para os adiamentos são as críticas de setores da economia e de parlamentares, que argumentam que a restrição ao trabalho em feriados pode prejudicar a economia e gerar perda de empregos.

A discussão sobre o trabalho em feriados envolve diversos interesses como:

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica tudo o que muda nas novas regras CLT: salário, jornada de trabalho, benefícios e mais.

Próximos passos da nova regra da CLT

O Ministério do Trabalho e Emprego está realizando consultas com representantes de trabalhadores, empregadores e sindicatos para discutir as mudanças na portaria. A expectativa é que uma nova versão seja publicada até março de 2025, com regras mais claras e específicas sobre o trabalho em feriados.

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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