Para as famílias brasileiras que possuem baixa renda e vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, arcar com os custos de uma ligação elétrica e com o pagamento mensal de uma conta de energia pode ser um desafio. Por isso, importantes programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal permitem que essas taxas sejam zeradas ou pagas com descontos significativos.
Em situações onde a conexão com a rede elétrica ainda não existe, o cidadão pode solicitar a ligação gratuita por meio do programa Luz Para Todos. Criado no ano de 2003, o programa já atendeu mais de 17,5 milhões de brasileiros que passam a contar com a eletricidade em casa.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, atualmente, a geração pode ser realizada por meio de placas solares que são instaladas nas casas das famílias beneficiadas.
“Levar energia elétrica para milhares de pessoas representa um marco na história do Brasil. Estamos levando muito mais do que luz, levamos esperança, oportunidade e dignidade para as famílias brasileiras. Em 2025, vamos alcançar mais 98 mil novas famílias, garantindo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Outra iniciativa libera descontos no valor da conta de luz:
- Também disponível para os brasileiros de baixa renda, o programa da Tarifa Social permite que o cidadão conte com descontos significativos no pagamento da conta da energia;
- Para tal, é preciso que o grupo familiar esteja devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Essa inscrição é realizada de forma presencial pelo responsável familiar que deve comparecer em uma unidade do CRAS;
- Logo após essa etapa, caso a conta de energia esteja cadastrada no CPF de um dos membros da família o desconto passa a ser liberado automaticamente no valor final da conta.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outras informações sobre a iniciativa. Confira: