Atenção motoristas que vão fazer a renovação da CNH em 2025, alguns pontos importantes mudaram. A alteração é válida em todo o país e deve afetar especialmente os idosos. Veja agora o que já mudou e os pontos que poderão mudar neste novo ano.
Aos poucos a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) tem implementado mudanças na renovação da CNH, que seguem em 2025. Neste novo ano as regras estabelecidas em 2024 continuam e outras poderão chegar.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta o programa CNH Social, que ajuda a população a tirar o documento sem custo algum.
Apesar de muitas notícias estarem circulando, boa parte das mudanças ainda não estão confirmadas. Confira agora o que pode ou não mudar em 2025 e o que está confirmado.
Prazo de validade da CNH em 2025
Em 2024 a principal mudança foi no prazo de validade da CNH, agora o prazo de renovação do documento depende da idade do condutor:
- A validade da CNH é de 10 anos para condutores com até 50 anos de idade
- A validade da CNH é de 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos
- A validade da CNH é de 3 anos para condutores com 70 anos ou mais
Possíveis mudanças na renovação da CNH em 2025
Confira abaixo o que pode mudar em 2025, lembrando que essas alterações ainda estão em debate e podem até mesmo serem negadas:
Mudança nos pontos da CNH
Em 2025 a regra de pontos da CNH pode mudar, a expectativa é de que a suspensão do documento não aconteça mais quando o condutor atinge 40 pontos, mas sim quanto atingir 50.
Atualmente a suspensão da CNH é feita pelo Departamento de Trânsito quando o motorista atinge:
- 20 pontos, caso constem duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos, caso conste uma infração gravíssima; ou
- 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.
Vale lembrar que nas situações em que o condutor recebe pontos na carteira ele também é multado. Não há informações se as multas serão mantidas com os mesmos valores atuais ou se haverá atualização.
Exames médicos obrigatórios para a renovação da CNH em 2025
Segundo o portal Garagem 360 também aponta para uma mudança nos exames médicos:
- Idoso acima de 60 anos serão obrigados a passarem pela avaliação médica geral que pode incluir:
- Exame oftalmológico (de visão);
- Testes de coordenação motora e força muscular.
- Idosos com mais de 70 anos: para esses condutores é possível que na renovação sejam solicitados exames complementares
Exame toxicológico na renovação da CNH
Atualmente apenas quem tem carteira de motorista de categoria C, D e E está obrigado a passar pelo exame toxicológico. No entanto, em 2025 essa etapa poderá ser obrigatória a todos os condutores.
Inclusive, o Senado já aprovou uma medida que pode trazer essa obrigatoriedade mesmo para quem não dirige profissionalmente, segundo o jornal O Globo.
Exame psicotécnico na renovação da CNH
O psicotécnico é uma das etapas da emissão da CNH, mas que pode passar a ser obrigatória também na renovação do documento. A medida já foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Nova categoria na CNH
Outra possível mudança é a criação de uma nova subcategoria, que possibilitaria a diferenciação entre os motoristas de carros manuais e elétricos.
De um lado dessa divisão estariam os motoristas habilitados a dirigirem somente carros com câmbio automático e em outra categoria aqueles que estão aptos a conduzirem veículos com câmbio manual também.