Benefício do INSS não foi depositado? Veja o que fazer

Os benefícios do INSS são depositados a partir do calendário divulgado pelo Instituto. Geralmente os valores são disponibilizados primeiro para quem recebe um salário mínimo. No entanto, em algumas situações o valor pode acabar não sendo depositado, veja o que fazer.

Benefício do INSS não foi depositado? Veja o que fazer
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Os benefícios do INSS são direitos de quem contribui com a Previdência, sendo que o pagamento é feito pelo Instituto Nacional do seguro Social. Após a aprovação todo os meses o titular vai receber o depósito, enquanto tiver direito a ele.

O próprio Instituto apresenta situações em que o pagamento pode acabar não caindo na conta e o que fazer para resolvê-las.

O benefício do INSS não foi depositado, e agora?

O Instituto Nacional do Seguro Social listou os motivos que podem fazer com que você não receba o seu benefício:

Benefício suspenso: a suspensão pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Ausência de perícia médica;
  • Falta de dados;
  • Ausência de informações do segurado.

Cancelamento do benefício: nesse caso o segurado perde o direito ao benefício graças a situações como:

  • Falecimento do segurado;
  • Quando ele recebia benefício por incapacidade temporária e volta ou começa a trabalhar;
  • Quando o segurado deixa de cumprir com os requisitos do benefício.

E atenção, quando o benefício por incapacidade temporária é transformado em aposentadoria o número do benefício muda. Assim, o segurado deve entrar em contato com o INSS para receber a nova numeração e os dados bancários de pagamento.

O que fazer se eu não receber o benefício do INSS?

A primeira coisa a se fazer é consultar o extrato do benefício através do Meu INSS. Nele é possível conferir a data de pagamento conforme o calendário do Instituto.

Se a data estiver correta e mesmo assim o pagamento não estiver na conta, há algo de errado e você deve entrar em contato com o INSS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.