Novo lote de restituição do IR é liberado para mais de 140 mil brasileiros; veja como consultar

A Receita Federal liberou mais um lote de restituição do Imposto de Renda, trazendo boas notícias para mais de 140 mil contribuintes. A partir do dia 23 de dezembro, será possível consultar se você está entre os novos beneficiados.

Novo lote de restituição do IR é liberado para mais de
140 mil brasileiros; veja como consultar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A restituição do Imposto de Renda é paga pela Receita Federal para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso concedido aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o valor conforme os cálculos da Receita Federal. Geralmente, a restituição é dividida em cinco lotes pagos ao longo do ano. 

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

Neste lote, foram contemplados diversos grupos, incluindo:

  • Contribuintes com mais de 80 anos e aqueles entre 60 e 79 anos;
  • Aqueles com alguma deficiência física ou mental;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • Aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida;
  • Contribuintes do Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade decretado no estado.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica qual grupo de brasileiros que será mais beneficiado com isenção do Imposto de Renda.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta será liberada a partir do dia 23 de dezembro e os contribuintes podem consultar se estão incluídos nesse novo lote através do site da Receita Federal. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. O valor está previsto para ser depositado nas contas no dia 30 de dezembro.

Caso a sua declaração ainda não tenha sido processada, pode ser que você tenha caído na malha fina. Para verificar o motivo da retenção, acesse o e-CAC e consulte as pendências da sua declaração. Caso haja alguma pendência, você poderá regularizar a sua situação e solicitar a restituição.