Como economizar na Ceia de Natal de 2024 que está 34% mais cara que no ano passado

Mantendo a tradição, os brasileiros gostam de investir na ceia de Natal. É um momento de reunir a família e os amigos, e a ocasião pede por comidas que fogem do dia a dia. No entanto, a surpresa no mercado pode ser desastrosa e quem não buscar economia vai se prejudicar. 

ceia de natal
Como economizar na Ceia de Natal de 2024 que está 34% mais cara que no ano passado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo uma pesquisa realizada pela Neogrid, empresa especializada em inteligência de dados e gestão de consumo, a ceia de Natal em 2024 será, em média, 34% mais cara do que o ano passado. O motivo é aumento de preço de produtos tradicionalmente usados. 

Com destaque para: azeite, arroz, bacalhau, batata inglesa, frango e até o clássico panetone. Para o chefe de família não é apenas a ceia que vai pesar no bolso, ainda tem o presente das crianças e outros itens que acabam tornando o mês de dezembro o mais caro de todo ano. 

Como economizar na ceia de Natal de 2024?

De acordo com o educador financeiro João Victorino, a aumento dos preços dos produtos que compõem a ceia de Natal está acontecendo devido a valorização dos produtos típicos, aliada à inflação e aos fatores climáticos que afetam a produção.

Diante deste cenário, é importante lembrar que não é porque um alimento é mais caro que necessariamente será melhor. Por isso, recomendo um planejamento cuidadoso, que inclua pesquisa de preços, comparação entre marcas e, se possível, visitas a diferentes estabelecimentos antes de realizar as compras”, afirma ao FDR.

Neste sentido, Victorino traz três dicas para conseguir driblar o aumento de preços mantendo as tradições natalinas. 

Substituições de alimentos:

Antecipar as compras:

Planejar o cardápio de acordo com a quantidade real de convidados:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile