Os leilões da Receita Federal são ótimas opções para você comprar diversos itens com preços reduzidos. No entanto, eles estão sendo usados para o golpe do falso leilão, que tem feito vítimas em todo o país, o alerta é da própria Receita.
A Receita Federal realiza leilões de itens apreendidos e não reclamando pelos proprietários dentro do prazo legal. Neles é possível arrematar celulares, eletrônicos, bebidas e até joias. Contudo, não são só os cidadãos que são atraídos, os criminosos também que aproveitam para aplicar o golpe do falso leilão.
Golpe do falso leilão da Receita Federal
- Nessa prática criminosa o principal objetivo é roubar dinheiro das vítimas.
- Assim, os criminosos chegam a criar sites com informações que parecem verdadeiras, mas escondem uma armadilha.
- A Receita Federal alerta a população quanto a realização de leilões pelo órgão, o que acontece apenas através do Sistema de Leilão Eletrônico, acessado por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
- Além de acessar o site correto, o cidadão também precisa observar os dados de pagamento do lote.
- Nos leilões da Receita os pagamentos são sempre através de DARF, e nunca via PIX, transferência bancária ou qualquer outro meio.
- Tem dúvidas sobre o leilão da Receita Federal? O órgão informou que todas as informações sobre os leilões de mercadorias apreendidas são publicadas no site da Receita Federal.
- A orientação da equipe do FDR é que você confira sempre o endereço do site que está acessado. Em caso de dúvidas, não arremate o lote e busque mais informações.