Você pode estar deixando de aproveitar a isenção do IPVA 2025 por não saber que tem direito. Uma medida possibilita que alguns proprietários sejam isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos, saiba mais.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos é cobrado anualmente dos proprietários de veículos. O imposto é estadual, por isso o valor, calendário e outros pontos podem acabar variando. A isenção do IPVA 2025 já pode ser solicitada em diversos estados.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, apresenta os novos veículos que terão a isenção do imposto em 2025.
Isenção do IPVA 2025
Diversos estados devem oferecer a isenção para carros elétricos em 2025, confira alguns detalhes sobre a cobrança nesse tipo de veículo segundo o Jornal do Carro do Estadão:
- Distrito Federal: única região a conceder isenção total do imposto para veículos híbridos e elétricos.
- Maranhão: no estado os veículos de até R$ 150 mil comprados em concessionárias locais têm 2,5% de desconto na alíquota.
- Minas Gerais: os modelos fabricados no estado têm isenção do IPVA
- Rio de Janeiro: os carros elétricos têm desconto de 0,5% no imposto e veículos híbridos, 1,5%.
- Mato Grosso do Sul: veículos elétricos têm até 70% de desconto no IPVA
- Paraná: até 2023 o estado oferecia isenção total, no entanto, a medida não foi renovada para 2024 e possivelmente não será aplicada em 2025.
No estado de São Paulo não há isenção para veículos elétricos, contudo, a cidade de São Paulo faz a restituição de 50% do imposto pago pelos proprietários de veículos elétricos. Na capital esses automóveis também estão isentos do rodízio municipal de carros até 2030.
Isenção do IPVA 2025 em São Paulo
A grande novidade é que em 2025 os carros menos poluentes terão isenção aprovada pela Ales, isso inclui:
- Movidos a movidos a hidrogênio;
- Veículos híbridos com motor elétrico;
- Com motor a combustão flex movido a etanol.
“O projeto do Governo do Estado aprovado pela Alesp tem o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa no estado de São Paulo”, explicou a Alesp.
Apenas os veículos de até R$ 250 mil terão direito a isenção. A previsão é de que esse valor máximo seja atualizado anualmente segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A isenção total vai de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, após esse período serão aplicadas as seguintes alíquotas:
- 1% em 2027;
- 2% em 2028;
- 3% em 2029;
- 4% (alíquota total) a partir de 2030.
Em 2025 outra isenção do IPVA também começa a ser aplicada em São Paulo para os ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano. Nesse caso, a isenção vai de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2029.
Também serão beneficiados veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e a combustão que utilizem, de forma alternativa ou exclusivamente, etanol.
Em São Paulo também têm direito à isenção do IPVA:
- Pessoas com deficiência;
- Veículos usados por taxistas, mototaxistas;
- Automóveis para transporte escolar;
- Ônibus de fretamento;
- Ônibus de linha
Durante esse mês de dezembro o governo do estado de São Paulo também oferece condições especiais para o pagamento do IPVA em atraso.