Os motoristas e proprietários de veículos automotivos já podem começar a se programar para pedir a isenção do IPVA 2025 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Os pagamentos tem início em janeiro, mas alguns veículos não recebem a cobrança.
O IPVA é um imposto cobrado sobre todos os veículos automotores. A Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) é que fica responsável pelo tributo, e em cada região do país há uma regra diferente sobre os prazos de pagamento, as condições e as isenções.
O certo é que quando há isenção do IPVA 2025 ela acaba sendo um alívio na conta de milhares de pessoas. Já que a cobrança deste imposto tem início logo no começo do ano, junto com outras contas também estão sendo cobradas. Quem não se planeja, acaba ficando apertado logo em janeiro.
Carros que não pagarão IPVA em 2025
Existem alguns carros isentos do IPVA 2025 devido ao seu ano de fabricação. Neste caso não há cobrança de imposto porque a quantia recolhida seria pouco. O cálculo do IPVA é baseado no valor de mercado deste automóvel.
Para chegar ao valor final a Sefaz multiplica a alíquota referente aquele tipo de veículo pelo seu preço de mercado segundo a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Quanto mais moderno, maior será a cobrança.
A isenção pelo ano de fabricação fica disponível nos seguintes estados:
- Veículos com até 10 anos de fabricação: Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte;
- Veículos com mais de 15 anos de fabricação: nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal;
- Veículos com mais de 18 anos de fabricação: no estado do Mato Grosso;
- Veículos com mais de 20 anos de fabricação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
- Veículos com 30 anos ou mais de fabricação: Santa Catarina e no Tocantins;
- Carros fabricados até 2002: isentos no estado de Alagoas;
- Veículos elétricos: isentos nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal;
- Veículos híbridos ou elétricos: reembolso de até R$ 3,3 mil ou desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade de São Paulo.
Como pedir a isenção do IPVA 2025 no estado?
O pedido de isenção do IPVA, seja total ou parcial, deve ser feito na Sefaz (Secretaria da Fazenda), que é o órgão responsável pela administração do imposto.
Alguns estados exigem que anualmente seja feita a renovação da isenção do imposto, como uma forma de acompanhar como estão os isentos.
- Acesse o site da Sefaz do seu estado;
- Clique em “Isenção IPVA”;
- Informe o número de CPF/CNPJ, telefone para contato e e-mail.
Após o preenchimento dos dados, será necessário providenciar a documentação necessária e enviar através do próprio site.