CLT serão obrigados a trabalhar no domingo? Entenda o diz a Portaria nº 3665 que começa em 1º de janeiro

Começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025 a Portaria nº3.665 publicada pelo Ministério do Trabalho em 2023. Devido a uma série de polêmicas que envolveram o texto, a sua validade foi sendo prorrogada e agora deve começar oficialmente no próximo ano.

trabalho domingo
CLT serão obrigados a trabalhar no domingo? Entenda o diz a Portaria nº 3665 que começa em 1º de janeiro (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi autorizado o trabalho aos domingos e feriados sem aprovação dos sindicatos. Mais tarde, em 2023, tendo ciência dessa ordem, o Ministério do Trabalho publicou a Portaria nº3.665 com objetivo de invalidá-la.

A justificativa do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, é de que essa regra é inconstitucional. Ele diz que a Lei 10.101/2000, que regulamenta o comércio permite o trabalho aos feriados desde que seja autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.

Ou seja, um acordo individual não seria válido para que o trabalhador atuasse em dias não úteis. A portaria que prevê o fim do acordo individual só não começou a valer porque gerou críticas do setor do comércio que acredita em um encarecimento para acordos coletivos.

O que vai mudar no trabalho aos domingos e feriados?

Desde 2021 alguns tipos de profissões permitem que seja prestado serviço aos domingos e feriados por meio de um acordo individual. Esse acordo nada mais é do que uma conversa entre o patrão e o empregado que deve ser formalizada por escrito.

Porém, a medida imposta pelo Ministério do Trabalho e que deve começar a valer em 1º de janeiro do próximo ano propõe um acordo coletivo. No acordo coletivo há necessidade de conversa com o sindicato que representa aquela classe.

Profissões que serão atingidas com as mudanças

A medida que altera o acordo para o trabalho aos domingos e feriados vale para quem atua em 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviços, como:

Logo, para as demais profissões continua valendo a regra atual.

 

 

.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile