Benefício negado? INSS divulga guia oficial sobre o que fazer nesses casos

Conseguir um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um desejo de milhões de brasileiros que almejam tem uma segurança financeira. No entanto, em alguns casos o benefício pode acabar sendo negado pelo INSS, o que traz frustração para o cidadão. Para ajudar essas pessoas, o órgão federal divulgou nesta semana um guia sobre o que fazer nesses casos

Benefício negado? INSS divulga guia oficial sobre o que fazer nesses casos. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

As informações deverão auxiliar os cidadãos que tiveram algum pedido para o órgão federal indeferido e não sabem como recorrer da decisão. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, esse processo é gratuito e pode ser realizado online, trazendo mais praticidade para o cidadão afetado pela recusa do benefício.

O que fazer quando um benefício não é aprovado no INSS?

  • De acordo com o INSS, receber uma resposta negativa sobre um benefício não significa que o cidadão não poderá ser contemplado;
  • Isso porque o Instituto permite que seja realizado um novo pedido ou a abertura de um protocolo contra a decisão final;
  • Em caso de recurso, se o resultado final for favorável para o cidadão, o INSS é obrigado a realizar o pagamento dos créditos retroativos;
  • Esse valor deverá ser calculado com base na data de entrada do pedido de benefício registrado na ação;
  • Atualmente é possível realizar a abertura do procedimento apontando uma discordância total ou parcial da negativa do INSS;
  • De acordo com o manual divulgado nesta semana pelo INSS, o prazo para abertura do recurso é de até 30 dias após tomar conhecimento da negativa;
  • Além disso, o órgão informa que “o fato de recorrer contra o INSS ou mesmo o resultado negativo de um recurso não prejudica o cidadão, nem gera dificuldades em novos processos de benefício”;
  • É possível abrir recurso em caso de resposta negativa para qualquer um dos benefícios que sejam pagos pelo INSS;
  • A solicitação deve ser aberta pelo portal do Meu INSS;
  • Ao entrar, o cidadão deverá buscar o protocolo da sua solicitação e procurar pela opção de recurso;
  • Em seguida, ele precisará apontar o motivo da sua discordância;
  • Também é válido que o cidadão realize a apresentação de documentos que comprovem sua alegação;
  • O recurso também pode ser solicitado pelo telefone 135 ou em uma Agência da Previdência Social (APS);
  • Depois de aberta, a solicitação pode ser acompanhada pelo site consultaprocessos.inss.gov.br/.

Confira outras informações sobre os benefícios pagos pelo INSS neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.