O parcelamento do IPVA 2025 já começou em diversos estados e pode ajudar na sua organização financeira. O imposto é cobrado dos proprietários de veículos não isentos anualmente. Não pagar o IPVA do seu veículo pode te impedir de fazer o licenciamento.
Os proprietários de veículos não isentos devem fazer o pagamento do IPVA 2025 dentro do prazo, que varia conforme o estado de registro do veículo. A alíquota, calendário e outras regras também variam conforme o estado em que você reside.
Uma das estratégias usadas para pagar um Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotivos menor é o pagamento antecipado. Outras ações também podem te gerar uma economia.
Desconto no IPVA 2025
Antecipação
Muitos estados já iniciam o calendário de pagamento do imposto no ano anterior, assim o cidadão não tem mais esse gasto no começo do ano. Afinal, é justamente nos primeiros meses do ano que os brasileiros pagam o IPTU, fazem a compra de material escolar, tiram férias e têm outras despesas.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, o pagamento já começou e os proprietários podem ter até 24,80% de desconto fazendo quitando o imposto antecipadamente.
Parcelamento
Outra alternativa que pode ser bastante interessante é parcelar o IPVA pelos próximos meses. Assim, a cada mês o proprietário paga uma parcela do imposto, o que não deve pesar em seu bolso.
Muitos estados também oferecem o desconto para o pagamento parcelado, incentivando que os donos de veículos façam a adesão.
A especialista Laura Alvarenga, ensina como calcular o IPVA do seu carro, confira.
13º Salário
Em dezembro tem o pagamento da segunda parcela do 13º salário. O valor é um direito dos trabalhadores CLT e servidores públicos. Como muita gente não conta a gratificação natalina no orçamento, que é o certo a se fazer, o valor pode ser usado para esse tipo de despesa.
Fazendo isso você economiza nos gastos do começo do ano ao mesmo tempo em que não tem um gasto adicional neste fim de ano. Pelas regras do Ministério do Trabalho e Emprego, a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
Programas de CPF Na Nota
Em alguns estados a Secretaria da Fazenda realiza programas de CPF na nota, a partir deles é possível ter descontos, concorrer a prêmios e colaborar com entidades.
Uma das principais vantagens é justamente o desconto no IPVA obtido através do acúmulo de pontos. Para aproveitar esse recurso é necessário usar o número do CPF no comprovante fiscal e se cadastrar no site do programa.
Como os programas são estaduais você deve conferir as regras de participação na sua cidade, conheça os dois programas ativos no Rio Grande do Sul:
Bom Cidadão:
- 5% de desconto para os consumidores que registrarem 150 ou mais notas fiscais
- 3% de desconto para consumidores que registrarem entre 100 e 149 notas fiscais.
- 1% de desconto para aqueles que registrarem entre 51 e 99 notas fiscais.
Nesses casos os descontos são concedidos através do programa Nota Fiscal Gaúcha.
Bom Motorista:
- 15% de desconto para motoristas sem multas nos últimos três anos.
- 10% de desconto para motoristas sem multas nos últimos dois anos.
- 5% de desconto para motoristas sem multas no último ano.