Ceia de Natal: aprenda como economizar nos ingredientes e quantidade

Em menos de 17 dias, o Natal será comemorado nas casas dos brasileiros. Esse é um momento para reunir familiares e amigos. Porém, muitos pretendem economizar durante a ceia de natal. Veja como gastar menos em ingredientes e quantidades. 

Ceia de Natal: aprenda como economizar nos ingredientes e quantidade
Imagem: Reprodução

 

Segundo uma pesquisa do Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC – FIPE), os alimentos tradicionais da época fecharão o ano com alta de 9,16%, e isso impacta diretamente na preparação da ceia de Natal.

A especialista Jamille Novaes comenta sobre benefícios oferecidos aos trabalhadores brasileiros neste final de ano que podem ajudar com os gastos, confira.

Como economizar na ceia de natal? 

A Folha de S.Paulo reuniu algumas dicas para  fazer um menu natalino com entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa. Veja: 

Assado:

Veja as opções:

Tempere com manteiga, ervas, alho e pimenta dedo-de-moça como alternativa ao azeite (aumento de 21,3%).

Salpicão:

Bacalhau:

Preparação tradicional: bacalhoada com batata, pimentão, cebola, tomate, azeitona, ovo e salsinha.

Dicas: 1. Dessalgar em água gelada, sem leite; 2. Corte alto necessita até 72 horas de dessalga; bacalhau desfiado, 6 horas.

Pavê:

Rabanadas:

Além disso, confira outras dicas que podem ajudar ainda mais: 

 

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile