PcDs devem conseguir novo direito a isenção de imposto no próximo ano

As Pessoas com Deficiência (PcDs) têm direito a uma série de benefícios exclusivos, criados para tornar a sua vida em sociedade mais confortável. Essa lista pode ter a inclusão de uma nova isenção de imposto, conforme foi sugerido em um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados. 

pcd
PcDs devem conseguir novo direito a isenção de imposto no próximo ano
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Projeto de Lei (PL) n° 3834/23 foi aprovado na Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados. O projeto sugere que os PcDs, os seus curadores ou representantes legais, fiquem isentos da cobrança de Imposto de Renda. 

O PL é de autoria da deputada Roberta Roma (PL-BA), mas o texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). No novo modelo, Ribeiro excluiu da isenção o que é recebido em ganhos de aplicações financeiras.

“Desonerar esse tipo de rendimento desvirtuaria os objetivos do projeto e possibilitaria a utilização do benefício em simulações apenas com o intuito de pagar menos imposto sobre essas aplicações”, defendeu Aureo, segundo a Agência de Notícias da Câmara dos Deputados

Como conseguir isenção de Imposto de Renda como PcD?

Hoje, a pessoa com deficiência não tem direito a isenção do Imposto de Renda por conta da sua deficiência. Somente consegue deixar de pagar pelo tributo caso não alcance a renda necessária para ser tributado. 

Agora, o PL n°3834/23 sugere que também recebam o direito a isenção quem:

Para receber será preciso apresentar:

Quando pedir a isenção do Imposto de Renda para PcD?

Ainda não é possível pedir a isenção do Imposto de Renda como PcD. Isso porque, a medida que garante esse benefício por hora é um projeto de lei. 

Agora, o texto precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile