Todos os donos de veículos não isentos devem fazer o pagamento do IPVA 2025 dentro do prazo. O Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotivos é cobrado sempre no começo do ano. Na mesma época os brasileiros têm diversas outras despesas que podem pesar no orçamento.
Pensando em ajudar os proprietários de veículos automotivos o FDR separou algumas estratégias para economizar no IPVA 2025. O imposto é obrigatório para quem não tem direito a isenção. No entanto, a alíquota varia conforme o estado em que o veículo está registrado.
Desconto no IPVA 2025
Veja duas estratégias que você pode adotar para pagar menos no
Antecipação
- Geralmente os estados cobram o Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotivos no começo do ano, mas possibilitam o pagamento antecipado.
- E para incentivar os proprietários são concedidos descontos sobre o imposto que podem chegar a 24,80%.
- A especialista Laura Alvarenga, comenta sobre o parcelamento do IPVA, confira.
13º salário
- Outra alternativa é usar o 13º salário para pagar o imposto.
- Fazendo isso você economiza nos gastos do começo do ano ao mesmo tempo em que não tem um gasto adicional neste fim de ano.
- A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.
Programas de CPF na nota
- Alguns estados, como o Rio Grande do Sul, possibilitam o uso dos créditos dos programas de CPF na nota na redução do IPVA.
- Para aproveitar esse recurso é necessário usar o número do CPF no comprovante fiscal e se cadastrar no site do programa.
- Como os programas são estaduais você deve conferir as regras de participação na sua cidade.