13º salário do INSS: comunicado oficial alerta beneficiários sobre prazos

O final do ano está se aproximando e com ele, a correria para organizar as finanças. Para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma das preocupações é garantir que todos os benefícios sejam recebidos dentro do prazo. Em especial, o 13º salário, que neste ano teve algumas particularidades para quem se aposentou ou começou a receber pensão após junho.

13º salário do INSS: comunicado oficial alerta
beneficiários sobre prazos. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Para aqueles que iniciaram o recebimento de benefícios do INSS a partir de julho de 2024, o 13º salário foi pago em uma única parcela, seguindo o calendário regular de pagamentos. No entanto, é importante ressaltar que o prazo para o recebimento desse benefício já se encerrou.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Como consultar?

Os pagamentos do 13º salário para os novos beneficiários foram realizados até o dia 6 de dezembro. Para confirmar o recebimento e consultar o valor exato, os segurados podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a central de atendimento 135.

É fundamental que os beneficiários do INSS estejam atentos aos prazos de pagamento e consultem regularmente as informações disponíveis nos canais oficiais. Caso haja alguma dúvida ou irregularidade, é importante entrar em contato com o INSS para esclarecimentos.

O que fazer se não receber o 13º salário?

Caso você tenha direito ao 13º salário e ainda não tenha recebido o pagamento, entre em contato com o INSS o mais rápido possível. É importante ter em mãos todos os documentos necessários para comprovar o seu benefício.

Calendário de dezembro

Os pagamentos do mês de dezembro começarão no próximo dia 20 e seguem até 8 de janeiro. Confira com detalhes as datas abaixo:

Quem recebe até um salário mínimo

Quem recebe mais de um salário mínimo

 

Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile