STF autoriza contrato de trabalho intermitente: o que muda para o trabalhador?

Em uma decisão histórica, o STF (Supremo Tribunal Federal) validou a constitucionalidade do contrato de trabalho intermitente, uma modalidade de contratação introduzida pela reforma trabalhista de 2017. Essa decisão, que gerou muita discussão, significa que os trabalhadores brasileiros poderão ter seus direitos trabalhistas regulamentados de uma nova forma.

STF autoriza contrato de trabalho intermitente: o que muda
para o trabalhador? (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

No contrato de trabalho intermitente, o trabalhador é contratado para prestar serviços de forma esporádica, sem um horário fixo. Ou seja, ele é chamado para trabalhar apenas quando há demanda, podendo alternar períodos de atividade com períodos de inatividade.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre jornada de trabalho, confira.

Quais os principais pontos da decisão do STF?

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, a maioria dos ministros do STF entendeu que o contrato de trabalho intermitente é constitucional, desde que respeite alguns limites. Entre os principais pontos da decisão, destacam-se:

Quais as implicações da decisão para os trabalhadores?

A validação do trabalho intermitente pode trazer tanto oportunidades quanto desafios para os trabalhadores:

Próximos passos

Com a decisão do STF, o trabalho intermitente se torna uma realidade no mercado de trabalho brasileiro. No entanto, é importante acompanhar as discussões sobre o tema e as futuras regulamentações, para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam devidamente protegidos.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile