Redução da jornada de trabalho anima trabalhadores com 40 horas semanais

Uma importante conquista para os trabalhadores terceirizados do Governo Federal foi anunciada na última sexta-feira (6). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou uma nova norma que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais para diversas categorias.

De acordo com matéria da Agência Gov, inicialmente, a redução da jornada beneficiará cerca de 9.100 trabalhadores que atuam em serviços como apoio administrativo, técnico em secretariado, secretariado, técnico em arquivo, lavagem de automóveis e jardinagem. A expectativa é que outras categorias sejam incluídas em breve.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre jornada de trabalho, confira.

Quais os benefícios dessa medida?

A redução da jornada de trabalho traz diversos benefícios para os trabalhadores, como:

Como será feita a adaptação dos contratos?

Os contratos em vigor serão ajustados por meio de termos aditivos para refletir a nova jornada de trabalho. O governo está elaborando modelos padronizados para facilitar esse processo.

A redução da jornada não se aplica a serviços realizados em regime de plantão, como aqueles que exigem trabalho aos sábados, domingos ou em escalas de revezamento.

Profissionais que terão redução de jornada

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile