Amigo oculto: 5 dicas para participar da brincadeira sem cair seu orçamento

O mês de dezembro é sempre marcado por confraternizações. Na empresa, na academia, na escola dos filhos, com a família e os amigos. E para se reunir é muito comum a troca de presentes pela dinâmica do amigo oculto, mas esse brincadeira pode pesar o orçamento. 

presente
Amigo oculto: 5 dicas para participar da brincadeira sem cair seu orçamento
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As festas de final de ano se aproximam e é comum que os chefes de família estejam preparados para um aumento repentino nos gastos. Para quem estiver mais aperto nesse momento a dica é manter a sinceridade e recusar a participação em todos os amigos ocultos que for convidado. 

Parece deselegante, mas não é. O planejamento é o ponto de partida para ter sucesso, mas se a família sair dos trilhos acaba se prejudicando mais para frente. Por isso, entenda como você pode incluir um gasto extra como o do amigo secreto no seu orçamento de dezembro. 

Como economizar no presente do amigo oculto?

O Natal deste ano deve movimentar quase R$ 70 bilhões em vendas no comércio, a previsão é da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Se a quantia for confirmada, o valor será 1,3% maior do que o do ano passado.

Há expectativa da CNC de que bicicletas, telefones e brinquedos tenham queda de preço esse ano. Enquanto os artigos natalinos aumentem de valor em cerca de 6% devido o aumento do dólar. 

Para quem está com o orçamento mais curto e precisa sair em busca de um presente de amigo secreto com valor limite, as dicas a seguir podem ser boas opções:

Faça um planejamento antes de ir as compras

Antes de sair para compras tenha a resposta para todas essas perguntas:

  • Até quanto eu posso gastar?;
  • O que a pessoa presenteada gostaria de ganhar dentro desse valor?;
  • Quais lojas costumam oferecer esse produto com um valor mais em conta?;
  • Qual forma de pagamento vai ser mais vantajosa? Crédito, débito, PIX ou dinheiro?. 

Busque opções em lojas de departamento

Camisetas, bermudas, itens de piscina ou praia, são opções que podem ser encontradas por menos de R$ 50 em lojas de departamento. Exemplo: Riachuelo, Marisa, C&A e Renner.

Troque o presente físico por uma experiência 

Compare o valor de um item físico, como sapato ou perfume, por uma experência como:

  • um jantar em um restaurante que aquela pessoa sonha em conhecer;
  • um dia de SPA;
  • um mês inteiro de unhas pago em um salão de preferência da mulher;
  • massagem relaxante;
  • ingresso para uma partida de jogo ou de show de um cantor específico. 

Ao colocar na balança o valor desse presente “mais diferente” pode ser financeiramente melhor. 

Prefira comprar em lojas de rua do que no shopping

No shopping a concorrência é muito menor e os preços são praticamente tabelados. Por conta disso, a compra em lojas de rua são mais propensas a oferecer descontos e melhores condições de pagamento. 

Troque seus pontos do cartão por presentes

Quem tem muitos pontos acumulados em programas de cartão de crédito pode usa-los nesse momento para trocar por presentes, passagens aéreas, e outros que poderão ser usados no amigo oculto.