Governo lança novidade envolvendo entregadores, clientes e estabelecimentos

RECIFE (PE) — Vista como uma importante alternativa para os cidadãos brasileiros que não possuem vínculo formal de emprego, a atividade de entregador conta com uma série de especificidades. No entanto, como forma de assegurar a segurança desses profissionais, o Governo Federal realizou, em conjunto com uma importante empresa de delivery, a divulgação de algumas orientações tanto para entregadores quanto para clientes e empresas.

Governo lança novidade envolvendo entregadores, clientes e estabelecimentos. (Imagem: FDR)

A cartilha foi publicada como forma de orientar sobre os direitos e deveres tanto dos estabelecimentos quanto dos trabalhadores e dos clientes. Elaborado em conjunto com esses grupos, o documento deverá facilitar no dia a dia dos profissionais que costumam ter dúvidas sobre os seus direitos e deveres.

“Quem constrói as políticas de justiça são aquelas pessoas que vão ser afetadas por elas. Precisamos colocar os trabalhadores na centralidade dessa discussão, engajar a sociedade e cobrar responsabilidade social das empresas”, afirmou a secretária Sheila de Carvalho, durante a solenidade de lançamento da cartilha.

Confira as principais orientações do documento lançado para entregadores:

  • De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a cartilha traz informações sobre uma central de atendimento jurídico e psicológico criada ainda em 2023;
  • Fundada pelo Ifood em parceria com a Black Sisters in Law, a central atende especialmente os casos de discriminação e violência;
  • Além disso, ela também auxilia os trabalhadores a obterem reparação caso sofram com danos materiais e morais;
  • A nova cartilha também deverá trazer orientações;
  • O documento deverá auxiliar os entregadores a aprenderem a identificar e denunciar situações de preconceito sofridas durante o trabalho;
  • O material também reúne dicas de segurança no trânsito e mostra como agir em abordagens policiais;
  • Além disso, a cartilha também traz orientações sobre o trabalho do entregador e mostra como os clientes devem se posicionar; 
  • A medida deverá ajudar a garantir os direitos dos entregadores em todo o país.

Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para entregadores neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.