IPVA 2025: Saiba como parcelar e garantir descontos especiais!

Em poucas semanas terá início a cobrança do IPVA 2025 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Os contribuintes podem se programar para parcelar o valor total do tributo, ou conseguir descontos por meio do pagamento feito em cota única e à vista.

O pagamento do IPVA 2025 é obrigatório para todos que possuem veículos automotores em seu nome, e que quiserem circular com seu automóvel pelo país. A cobrança é feita uma vez por ano, podendo ser quitada em uma única parcela ou dividida ao longo dos meses.

Esse imposto é de origem estadual, isso significa que toda a organização é feita pelo governo do estado. Logo, há regras diferentes dependendo da localização no país. Alguns contribuintes têm descontos de até 20% no valor do imposto, outros conseguem redução de apenas 10%.

Da quantia recolhida, a metade fica para os cofres do governo estadual e a outra metade vai para o município onde o veículo foi emplacado.

Como é calculado o valor do IPVA 2025?

Você sabia que um mesmo modelo de carro, com especificações idênticas pode ter valor de IPVA 2025 diferente dependendo do estado em que ele foi emplacado?. Isso acontece por conta dos fatores que determinam o cálculo do imposto. 

Antes de buscar um carro com o IPVA mais barato, vale a pena entender como o imposto é calculado, e assim facilitar a sua organização financeira.

Para chegar ao valor final do tributo o governo do estado vai considerar:

  • Valor de mercado do automóvel segundo a tabela FIPE x alíquota definida pelo estado = IPVA.

A tabela FIPE é atualizada todos os anos, e define o quanto aquele veículo vale com base no seu ano de fabricação, sua marca, modelo, especificações (ex.: duas ou quatro portas, potência do motor, e etc.).

Enquanto as alíquotas são determinadas pela legislação do estado e ainda variam dependendo do modelo, se é um carro de passeio, utilitário, caminhão, moto e outros. A quantia costuma ser de 1% a 4%.

Consultar e emitir a guia de pagamento do IPVA 2025

O processo de consulta do IPVA 2025 vai abrir a possibilidade de emissão da guia de pagamento. Os sistemas ainda não foram atualizados, por isso os sites não estão disponibilizando o boleto com vencimento em 2025.

A expectativa é de que essa atualização seja feita a partir de janeiro, quando alguns estados também disponibilizarão o vencimento da primeira parcela do imposto.

  • Acesse o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do seu estado;
  • No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
  • Escolha a opção “Consultar valor / Consultar débitos / Emitir boleto”;
  • Agora preencha informações como número de Renavam, CPF do proprietário de código de verificação do site;
  • Tenha acesso ao boleto de pagamento e as formas de quitação do tributo.

Como parcelar o IPVA 2025?

Quem quiser parcelar o IPVA 2025 precisa fazer o pagamento da primeira parcela dentro do seu vencimento. A Sefaz vai liberar o boleto em cota única e o boleto da primeira parcela, basta escolher a segunda opção no site de emissão. 

Não é possível escolher o número de parcelas, o governo estadual dá uma única alternativa. Por exemplo de 5 a 10 meses. Se quiser pagar em menos tempo basta antecipar as parcelas, mas isso não dará direito a desconto. 

Outro ponto importante é que deixar de pagar alguma das parcelas acarreta no fim do parcelamento. Logo, a única opção será o pagamento à vista. 

  • Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
  • No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
  • Escolha a opção “Consultar valor / Consultar débitos / Emitir boleto”;
  • Agora preencha informações como número de Renavam, CPF do proprietário de código de verificação do site;
  • Selecione o boleto que diz “1ª parcela”, ou seja que tem o valor já da quantia dividida pelo número de meses. 

Como conseguir descontos no pagamento do IPVA 2025?

Quem quer desconto no pagamento do IPVA 2025 tem opções um pouco mais limitadas. Os estados costumam diminuir o valor do tributo em situações como:

  • Pagamento à vista, com descontos que podem chegar a 20% do valor;
  • Pagamento à vista de bom pagador, quem está em dia com suas contas;
  • Desconto pelo abatimento de crédito da nota fiscal. 

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com