Água e alegria para a população: famílias inscritas no CadÚnico são beneficiadas com 50 mil cisternas

Uma boa notícia para os inscritos do Cadastro Único dos estados do semiárido brasileiro: o Governo Federal anunciou um edital de R$ 500 milhões em recursos para a contratação de 50 mil cisternas! 

Água e alegria para a população: famílias inscritas no CadÚnico são beneficiadas com 50 mil cisternas
Imagem: Governo Federal

 

Serão 46 mil cisternas para o consumo e quatro mil cisternas de água para a produção de alimentos. Os recursos também serão destinados para a restauração de outras 2,5 mil cisternas. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre outros benefícios para garantir a água gratuita ou com descontos na conta, confira

Entenda medida do Governo que garantirá 50 mil cisternas para famílias do CadÚnico 

  • O ministro Wellington Dias anunciou R$ 500 milhões para contratar 50 mil cisternas para estados do Semiárido brasileiro.

  • 46 mil cisternas serão para consumo e 4 mil para produção de alimentos.

  • Haverá também a restauração de 2,5 mil cisternas existentes.

  • O programa beneficiará famílias de 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

  • O objetivo é garantir o fornecimento de água de qualidade, coletada da chuva, para consumo humano e animal, além de auxiliar na produção de alimentos;

  • A instalação da cisterna é simples, e a própria comunidade realiza a manutenção.

  • A parceria com o Programa Fomento Rural para incentivar a autonomia financeira e capacitar as famílias na produção de hortas.

Programa cisternas

O Programa Cisternas visa promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos através da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Estabelecido como política pública desde 2003, é regulamentado pela Lei nº 12.873 de 2013, pelo Decreto nº 9.606 de 2018, e por várias portarias e instruções normativas.

O programa é destinado a famílias rurais de baixa renda (renda per capita de até meio salário-mínimo) e a equipamentos públicos rurais afetados pela seca ou falta de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais.

Para participar, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Outras informações estão disponíveis no FDR. 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).