Responsável por comprometer parte significativa do orçamento familiar, a conta de energia deverá ter um alívio significativo para os consumidores brasileiros nos próximos meses. O comunicado divulgado recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trouxe alegria para os cidadãos que estão em busca de opções de economia para o final deste ano. Confira nesta matéria quais mudanças serão realizadas na cobrança para os consumidores do país.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o alívio no valor da conta será proporcionado por meio da mudança de bandeira na conta de luz em dezembro. Criado pela agência, o sistema de bandeiras é responsável por definir quanto de adicional poderá ser cobrado dos consumidores.
A cobrança extra é realizada em momentos onde as condições para a geração de energia não são tão favoráveis. No entanto, em dezembro, a taxa não será cobrada dos consumidores brasileiros.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explicou a Aneel por meio de nota oficial.
Dessa forma, não será preciso arcar com nenhum custo adicional durante o pagamento da conta. Com isso, o consumidor poderá economizar R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Saiba como garantir maiores descontos na conta de energia:
- Atualmente, alguns consumidores podem contar com um desconto de até 65% no valor pago mensalmente na conta de energia;
- O benefício é disponibilizado para os cidadãos que estão devidamente inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal;
- A inscrição deve ser realizada em uma unidade do CRAS perto da residência do cidadão;
- No local, ele deverá informar o seu interesse em fazer parte do programa da Tarifa Social;
- Para ser aceito, será preciso comprovar que possui baixa renda.
Confira mais informações sobre como conseguir desconto na conta de luz neste link.