CadÚnico deve ser atualizado em menos de quatro semanas para manter BPC em 2025

O final do ano se aproxima, e quem pretende manter o seu salário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve estar atento. Um pente-fino realizado pelo governo tem cortado o pagamento daqueles que estão fora, ou que não atualizaram o CadÚnico (Cadastro Único).

bpc
CadÚnico deve ser atualizado em menos de quatro semanas para manter BPC em 2025
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Pelo menos 800 mil salários do BPC serão avaliados durante o pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida começou em agosto e o objetivo é cortar da lista de contemplados aqueles que já não atendem mais aos critérios de recebimento. 

O benefício paga 1 salário mínimo por mês para idosos com mais de 65 anos, ou pessoas com deficiência que vivem com até 25% do salário mínimo por pessoa da família. 

A entrada no CadÚnico é obrigatória para ser beneficiado pelo BPC. Mas, muitas pessoas estão fora desse cadastro ou não atualizam as informações como é necessário. 

Quem pode perder o acesso ao BPC por falta de atualização no CadÚnico?

O foco do pente-fino são pessoas que recebem o BPC, mas estão sem atualizar o CadÚnico. Isso porque, é por meio desse cadastro que o governo consegue acompanhar os dados dessa pessoa, a sua renda, quais as suas dificuldades e outros. 

Logo, sem a atualização fica impossível saber como esse cidadão está vivendo. Por regra a cada dois anos o Cadastro Único deve ser atualizado, ou sempre que houver mudança na composição da família. Como: troca de endereço, queda ou aumento de renda, e etc.

Pelo pente-fino, o INSS está bloqueando automaticamente o BPC de quem:

O que fazer para não perder o BPC em 2025?

O primeiro passo para garantir que o BPC vai continuar sendo pago em 2025 é atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico. Isso acontece em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O prazo de atualização no CRAS é de 45 dias nos municípios com até 50 mil habitantes e de 90 dias para os municípios com mais de 50 mil habitantes.

Depois, deve ser solicitado o desbloqueio do benefício ao INSS. É recomendado que o cidadão acelere esse procedimento para que o salário fique disponível antes da entrada do novo ano. 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile