Compras neste fim de ano: comércio altera horário de funcionamento em diversas capitais

Pelo menos 85% dos brasileiros afirmaram que farão compras nessa Black Friday, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e da QuestionPro. Os produtos adquiridos devem ser usados neste final de ano, já que o mês de dezembro está logo aí.

black friday
Compras neste fim de ano: comércio altera horário de funcionamento em diversas capitais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O comércio varejista tem buscado se adaptar ao interesse do público em comprar neste final de ano. Com a chegada da Black Friday em 2024, marcada para o dia 29 de novembro, muitos consumidores querem aproveitar a oportunidade para comprar pagando até 50% a menos. 

Logo, as lojas devem estar preparadas para atender essa demanda. No final do ano, antes da chegada do Natal, o comércio já se organiza para funcionar até mais tarde. Tanto o comércio de rua, como os shoppings e até os supermercados aumentam a sua carga horária.

A ideia é conseguir atender aquele cliente que trabalha em horário comercial, quer chegar em casa e depois sair com a família para as compras. Sendo assim, esse cliente precisa encontrar o comércio aberto, e esse comércio precisa estar disponível para a freguesia.

Comércio vai funcionar até mais tarde neste final de ano?

Provavelmente sim, mas não é uma regra. Não existe uma exigência nacional para que todos os comércios ampliem seu horário de funcionamento no final do ano.

Por isso, o horário estendido vai depender do próprio comerciante, ou do que ficou definido naquela região. Em uma rua de comércio de roupas e calçados, por exemplo, o grupo de lojistas pode decidir por mudar sua grade de funcionamento na Black Friday e semana do Natal.

O mesmo pode acontecer com os lojistas do shopping. Na sexta-feira (29), oficialmente a Black Friday, os shoppings de Belém (PA) e Ananindeua (PA) funcionarão até às 23h. No sábado (30) retorna a programação normal com fechamento às 22h.

De um modo geral, o funcionamento deve ser alterado em:

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile