Bancos cobram taxa no PIX e surpreende clientes que desconhecem as regras

SãO PAULO (SP) — Método de pagamento mais usado entre os brasileiros, o PIX é responsável por milhares de transações que são realizadas diariamente. Prático por permitir pagamentos e transferências instantâneas, o formato de pagamento logo se tornou o preferido dos brasileiros. No entanto, uma possível cobrança para o seu uso tem deixado muitos cidadãos em alerta.

Bancos cobram taxa no PIX e surpreende clientes que desconhecem as regras. (Imagem: FDR)

Atualmente, o PIX é realizado de forma gratuita. Ou seja, as transferências realizadas entre pessoas ou pagamentos para empresas não são cobrados. Dessa forma, o cidadão precisa ter apenas o valor que deseja transferir para concretizar o pagamento. 

Antes do PIX, outros formatos de transferência de recursos como TED ou DOC permitiam que os bancos realizassem a cobrança por transações. Assim, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, era preciso reservar parte dos recursos para o pagamento dessas taxas. 

O PIX pode ser cobrado?

Confira outras informações sobre as novas regras de uso do PIX neste link.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile