Beneficiários do INSS podem ficar de fora do calendário de 2025 de forma surpreendente

Responsável por realizar diversos pagamentos para os cidadãos brasileiros, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está passando por um importante momento de revisão de gastos. Entre as medidas previstas pelo órgão federal, uma prevê o processo de pente-fino entre os nomes dos atuais beneficiários de alguns programas sociais.

Beneficiários do INSS podem ficar de fora do calendário de 2025 de forma surpreendente. (Imagem: FDR)

Atualmente, além de pensões e aposentadorias, o INSS também é responsável pelo pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio dele, cidadãos com mais de 65 anos ou que convivem com algum tipo de deficiência e possuem baixa renda podem receber R$ 1.412 mensais. No entanto, cerca de 800 mil beneficiários poderão ter esse pagamento cancelado em breve.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o pagamento poderá ser cortado por meio de um pente-fino que será realizado no programa. A medida, confirmada pelo Jornal Folha de S. Paulo, prevê a eliminação de cadastros irregulares no programa social.

Saiba quem poderá ser excluído do BPC:

  • O pente-fino deverá analisar especialmente o cadastro dos beneficiários do programa que ainda não estão inscritos no CadÚnico;
  • Também deverão analisadas as informações de quem não atualiza o cadastro há, pelo menos, 4 anos;
  • Vale lembrar que a recomendação atual é de que o tempo máximo entre atualizações seja de até 2 anos;

“A lei determina que as atualizações cadastrais do BPC devem ocorrer de dois em dois anos. O que os ministérios do Desenvolvimento Social e da Previdência estão fazendo é seguir e regra legal”, afirmou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

  • A medida é tomada como forma de garantir que apenas quem realmente precisa seja contemplado pelo pagamento;
  • Para saber se possui alguma irregularidade no seu cadastro, o cidadão deverá buscar uma unidade do CRAS próxima a sua residência; 
  • Outra opção é ligar para o telefone 135 e falar diretamente com o INSS sobre o tema;
  • Também é possível realizar a consulta pelo site ou app do Meu INSS;
  • Ao acessar a plataforma, o cidadão será informado se foi convocado pelo Governo Federal para realizar alguma atualização no seu cadastro;
  • Caso tenha sido chamado, ele deverá resolver a pendência para garantir a manutenção do benefício;
  • O pagamento é realizado com base no valor do salário mínimo que atualmente é de R$ 1.412;
  • No entanto, esse total deverá ser atualizado no próximo ano, garantindo um aumento para os cidadãos

Confira outras informações sobre o aumento do pagamento do BPC neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.