Bancos emitem comunicado para inadimplentes com CPF final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0: você foi chamado?

Com a chegada da Black Friday, os bancos e empresas financeiras intensificaram suas ações para atrair inadimplentes a renegociar dívidas em condições especiais. O período é marcado por mutirões e feirões como o Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos de até 99% em dívidas com mais de 1.000 empresas, além de condições exclusivas para consumidores negativados. 

Essas iniciativas são uma oportunidade para os inadimplentes regularizarem pendências financeiras, economizar em taxas de juros e recuperar o poder de compra. Os interessados em renegociar devem, inicialmente, consultar suas dívidas. 

Isso pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo da empresa onde possuem débito ou pelos birôs de crédito, como Serasa e SPC. Algumas dicas para uma negociação bem-sucedida incluem:

  1. Consultar seu CPF: Utilize plataformas como Serasa ou o sistema Registrato, do Banco Central, para verificar todas as pendências registradas em seu nome.

  2. Organizar suas finanças: Liste receitas e despesas para entender o quanto pode destinar ao pagamento da dívida.

  3. Procurar ofertas personalizadas: Acesse mutirões, como o promovido pelo Meu Bolso em Dia, onde bancos e financeiras disponibilizam condições unificadas para renegociação​

Ações de renegociação para inadimplentes na Black Friday

Tanto o Feirão Serasa Limpa Nome quanto o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), oferecem soluções acessíveis até o final de novembro. 

Entre as modalidades renegociáveis estão cartão de crédito, cheque especial e empréstimos sem garantia. Em muitos casos, as empresas oferecem parcelamentos com taxas reduzidas ou descontos significativos no valor total da dívida​

Brasileiros inadimplentes podem fazer renegociação via terceiros?

Se a dívida já estiver negativada, plataformas como Serasa, SPC e o portal Consumidor.gov.br podem intermediar negociações entre o devedor e o credor. Essas ferramentas permitem:

  • Acessar dívidas listadas com ofertas pré-negociadas.

  • Receber orientações sobre como quitar ou parcelar valores.

  • Resolver pendências de forma ágil e segura, diretamente com a empresa responsável​

Vale a pena renegociar dívidas na Black Friday?

A Black Friday é uma oportunidade estratégica para inadimplentes, já que as empresas buscam reduzir o índice de inadimplência e aumentar sua liquidez, oferecendo condições únicas. Antes de fechar qualquer acordo, é fundamental analisar as condições propostas e garantir que o parcelamento seja compatível com o orçamento pessoal.

Aproveitar o momento para regularizar pendências pode trazer benefícios como a recuperação do crédito e o alívio financeiro a médio e longo prazo. Se você tem dívidas pendentes, confira as ofertas disponíveis nos canais oficiais das empresas ou procure um birô de crédito para identificar as melhores opções para o seu caso.

Como descobrir se existem dívidas inscritas no Feirão Serasa?

O Serasa destaca a importância de verificar se existem ofertas disponíveis para a negociação de dívidas. Descobrir essas oportunidades é o primeiro passo para resolver a questão financeira. Aqui estão duas formas de encontrar ofertas para a renegociação de dívidas, facilitando o processo de regularização financeira:

  • Acessando o Serasa Limpa Nome: serviço da Serasa que permite aos consumidores encontrar ofertas de renegociação de dívidas de empresas parceiras.

  • Diretamente com a empresa credora: caso não haja renegociação disponível no Serasa Limpa Nome, outra opção é entrar em contato diretamente com a empresa credora, solicitando um acordo. 

Como negociar dívidas pelo Feirão Serasa?

Passo 1– Baixe o app

Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela.  

Passo 2 – Escolha a oferta     

Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”. 

Passo 3  – Revise e finalize    

Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar por Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejadas. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas e clique em “Concluir acordo”.    

Passo 4  – Faça o pagamento      

Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.