Com a proximidade do mês de dezembro, muitos brasileiros se preparam para organizar a ceia de Natal. O jantar, que faz parte da tradição da celebração natalina, costuma ser realizado com alguns itens que já estão inclusos no cardápio natalino. No entanto, neste ano o consumidor precisará rever a lista de compras caso deseje economizar.
De acordo com a prévia do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) divulgada nesta semana, a ceia de natal está mais cara neste ano de 2024. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a diferença entre os preços deste ano e de 2024 deverá ser de 9,16%.
O aumento no custo de alguns itens natalinos acontece por vários motivos. Entre os fatores apontados, um deles é o aumento do dólar que pode levar a uma redução da oferta de produtos nos supermercados brasileiros. Isso porque, com a alta da cotação do dólar, alguns produtores podem acabar preferindo vender os produtos para o mercado internacional.
Dessa forma, segundo o portal de notícias CNN Brasil, neste ano o valor médio da cesta de Natal deverá ser de R$ 439,30. Entre os itens com maior aumento de preço, o destaque fica por conta do azeite de oliva e do lombo de porco, com aumentos na casa dos 20% ao longo do último ano.
Confira dicas para economizar na Ceia de Natal:
- Quem não pretende gastar muito com a celebração natalina deve buscar promoções nos supermercados;
- Tradicionalmente, os estabelecimentos comerciais costumam ofertar descontos em dias específicos da semana;
- O consumidor deve ainda realizar a pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos antes de realizar a compra;
- Além disso, é preciso que ele busque fazer uma lista de itens que deseja adquirir para evitar compras e gastos impulsivos.
Confira outras informações sobre como economizar na feira neste link.